CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Um edifício sustentável?
Um quarteirão sustentável ou uma cidade sustentável?
Falar da utilização da água num edifício, sobre a sua gestão numa determinada área ou numa cidade são temas complementares, pois iremos emergir do micro para o macro, numa abrangência de impacto diferente.
A água na construção sustentável, o seu uso eficiente dentro do edifício e fora dele são conceitos que apresentam hoje uma importância significativa. Um edifício sempre que é projetado tem projeto de abastecimento de água e hoje terá de ter eficiência na utilização de todos os produtos por onde a água passa. Contudo, é necessário distinguir os usos porque a utilização sustentável está ligada á eficiência dos produtos, mas também às fontes alternativas de suprimento dos consumos.
Captar a água da chuva da sua cobertura ou da área impermeabilizada permitirá a utilização da água da chuva em usos não potáveis tais como:
-
descargas sanitárias
-
lavagem da roupa
-
irrigação
-
ar condicionado
-
redes de incêndio armadas
-
outras funções não potáveis
As águas cinzentas que resultam dos nossos banhos e lavatórios, podem ser tratadas e reutilizadas nas descargas sanitárias. No final, podemos ter eficiência hídrica dos produtos instalados, das fontes alternativas de abastecimento e se formos verdadeiramente ambiciosos podemos ter o tratamento das águas residuais e o seu uso na rega, no final do ciclo.
As áreas impermeabilizadas, onde a água de chuva cai podem ter também sistemas de tratamento para a remoção de sólidos em suspensão, hidrocarbonetos, microplásticos ou metais pesados, e podemos ainda utilizar essa água em fins não potáveis.
Desta forma, podemos contribuir para o uso sustentável deste recurso e ao mesmo tempo baixar a fatura da água do nosso edifício.
Poderia falar de energia, a que é despendida para captar, tratar e transportar a água que chega às nossas casas. Poderia falar da contribuição da drenagem da água da chuva dos edifícios para os episódios de cheias que vamos registando nas nossas áreas urbanas. Poderia falar da falta de legislação nas áreas urbanas para o uso eficiente da água. Cada vez mais a água e sempre a água na vida das pessoas, das cidades, dos países, do mundo. Podemos fazer a diferença! Qual é a diferença que você faz na sua casa no uso eficiente deste recurso?